A doença na doença
Com o surto do Corona Vírus, (ou mais precisamente o COVID-19), torna-se ainda mais evidente que somos assolados por diversos tipos e naturezas de doenças. Isoladas, causam estragos e prejuízos localizados. Porém, quando juntas, tem potencial para destruir nosso país. Não, não estou falando de doenças como a Dengue ou Chikungunya que continuam a promover estragos nos rincões de nosso país. As doenças as quais me refiro aqui são provocadas por vírus que corroem o caráter, a cultura, nossa humanidade. Alguns exemplos destes vírus:
- UMBIGUS-MAX - Numa compra casual de supermercado no ultimo final de semana, percebi a ausência de vários produtos na prateleira tais como papel higiênico, papel toalha e até guardanapos. Minha esposa viu uma pessoa deixando o supermercado de nosso bairro com um fardo inteiro de papel higiênico. Ou sua dieta se resume a ovos coloridos de boteco, ou realmente está preocupada com a falta de meios de se limpar a longo prazo.
- CORRUPT-520 - Anteontem, fui comprar máscaras cirúrgicas para poder dar alguma segurança para meu pai que está em processo de recuperação de um AVC. Considerando que recebe profissionais em Home Care para fazer fisioterapia e fonoaudiologia, pensei em ter algumas para protegê-lo. Várias farmácias por onde passei já não dispunham do produto. As poucas que tinham, estavam vendendo por unidade com um ágil superior a 300%. Questionado sobre o oportunismo, o balconista respondeu laconicamente: - é a lei da oferta e procura.
- INCAUTUS-2020 - Uma amiga minha que é psicologa e terapeuta comentou comigo que seus pacientes se mostram impacientes em seguir com seu tratamento por meios digitais como Skype, Hangouts, etc. Preferem as vezes até cancelar a consulta do que fazê-la por video-conferencia. O que não sabem é que a proposta se dá não só por precaução mas também por respeito ao nosso momento como sociedade. Fato é que não percebem que estão a contribuir para a piora da situação financeira do pais, uma vez que agem como se não houvesse amanhã. O momento é de se seguir com a vida, de maneira diferente e segura, mas seguir adiante. Certamente estas mesmas pessoas não se sentiriam felizes se seus patrões resolvessem demiti-los temporariamente até que o surto do vírus diminua.
- LEVIANUS-03 - Nesta semana, um casal ciente de que estavam contaminados por este e pelo outro vírus, (o COVID-19), sem pestanejar foram até um resort para curtir um tempo gostoso, sem se importar para quantas mais pessoas transmitiriam seus vírus. Sua capacidade de se solidarizar com o próximo estava tão cauterizada quanto seu senso de civilidade. Logo, como perigo para sociedade, faria todo o sentido estarem reclusos.
Mas felizmente, sempre há o antídoto para as pragas que nos rodeiam. Há aqueles que silenciosamente fazem a diferença no dia a dia, nadando contra a corrente, mostrando que há um outro Brasil dentro do Brasil. Contra o UMBIGUS-MAX, vi gente se oferecendo pra fazer compras para idosos, fazendo grupos no WhatsApp pra indicar onde há supermercados com maior reposição de produtos. Contra o CORRUPT-520, vi gente como um rapaz que oferecia mascaras gratuitamente aos colegas uma vez que havia conseguido uma caixa em sua terra natal. Contra o INCAUTUS-2020, vi gente se movimentando nas redes sociais para alertar sobre a gravidade da situação atual, reforçando a todos para ficar em casa, mas sem deixar de suportar o comércio local. E quanto ao LEVIANUS-03, há quem já autorize a prisão preventiva de quem não se importa com a vida alheia. Portanto, sabemos que vivemos tempos difíceis, mas há esperança. Pois onde há gente disposta a fazer o bem, há possibilidade de mudanças. Estes são aqueles que se recusam a ser os bons ausentes denunciados por Martin Luther King. São os que agregam anticorpos com a capacidade de curar nosso pais.
Comentários
Postar um comentário